Rodas de liga leve

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rodas de liga leve

Mensagem por powerhdi em Seg Dez 28, 2009 6:36 am

A compra de um jogo de roda é um exercício complexo que envolve fatores estéticos claro, mas também técnicos e financeiros... Os questionamentos são muitos como qual o melhor diâmetro, todas as rodas se valem ?....

Fora o lado estético é em matéria de diâmetro que a coisa evoluiu muito nos últimos anos. Não é muito distante o tempo em que 14" nos Gol e Kadett era "um barato". Hoje o 15" equipa muitos carros de serie e o 17" já não é raro em carros nacionais enquanto os mais corajosos ousam 18 (ou até 19"). Agora essa inflação nos diâmetros de rodas com certeza é espetacular, nem sempre é tão simples. É mais do que aconselhável a adaptação do chassi às novas montas de rodas que vão solicitar muito mais deste. O que é importante de verificar ao aumentar o aro, é a circunferência final (do pneu) que deverá se aproximar do original por motivos de redução da transmissão.
Outro problema específico ao Brasil é a qualidade dos conselhos com a proliferação das lojas de rodas nem sempre muito profissionais. Os valores de furação, tala (largura) e ofsete não deixam margem à aproximação em função dos estoques.... Sem querer ser os moralistas da história, ainda porque adoramos rodas de grande diâmetros, é importante de respeitar algumas regras e ser bem aconselhado por especialistas em suspensão e não apenas por bons comerciantes.

O que é o ofsete ou chamado também de ET ?

Todo mundo conhece a furação, o aro e a largura da roda, mas poucos se preocupam com o ofsete que é no entanto um dos principais responsável pelos bons (ou péssimos) comportamentos dos carros. O ET é a distância entre o eixo mediano (o meio da tala) e a flange (o ponto de apoio da roda no miolo). Este valor varia em médio de 15 a 45 mm. Quanto menor for este valor mais a roda estará "para fora". Por este motivo uma roda de Ford (Et 38) apesar de ter a mesma furação (4x108) NUNCA deverá ser usada em um Peugeot ou um Citroën (ET 16). Do ET depende toda a dirigibilidade do carro e qualquer erro será ressentido violentamente na direção e na eficiência da suspensão. A má fama das rodas "de magnésio" vem muito da "pouca vergonha" de certos fabricantes que fabricam rodas só pelo visual (copiando muitas das vezes rodas de qualidade...) e neste caso realmente fica impossível balancear, o pneu "pega" na lataria e o carro samba mais que passistas no carnaval, mas isso não é uma característica da roda de liga pelo contrario, a principal virtude da roda de liga é de melhorar o comportamento do carro : Sendo mais leve e bem feitas que as originais (quando de qualidade) elas reduzem a inércia dos pesos não "suspendidos" que são a maior preocupação dos engenheiros responsáveis pela formatação das suspensões.

Porque certas rodas chegam a custar o preço de um jogo inteiro ?

As rodas "caras" como BBS, OZ, Momo etc... se justificam pela qualidade de sua concepção e o controle de sua fabricação : O controle por raio X que permite identificar possíveis micro rachaduras, ou bolhas de ar, testes de uniformidade da liga, testes de resistência à carga etc... enfim uma grande variedade de controles caros que centenas de fabricantes simplesmente ignoram.

O que é uma roda em 3 partes ?

A rodas multi partes é uma roda "sobre medidas", é um produto de luxo onde a tala é composta de 2 partes e o miolo representa a terceira. É possível fazer uma sábia "mistura" desses 3 elementos para montar uma roda milimetricamente ajustada em termo de tala e ofsete mais a verdade é que a maioria dos seus usuários as preferem pelo visual racing ! (e tem razão)

Nossos conselhos ao escolher uma roda:

*

Escolher um modelo homologado TÜV ("Inmetro" alemão)
*

Ter a certeza que uma roda idêntica poderá ser adquirida em caso de quebra (acontece com as melhoras).
*

Não colocar rodas usadas inadequadas.
*

Para um diâmetro maior respeitar uma altura de pneu que mantenha uma circunferência razoável.
avatar
powerhdi
mestre do leão
mestre do leão

Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/12/2009

Ver perfil do usuário http://clubepeugeot.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum