Filtros de ar desportivos e admissão direta
clubepeugeot :: Oficina :: Zona tecnica
Página 1 de 1
Filtros de ar desportivos e admissão direta
O tuning existe entre outras coisas porque os carros atuais seguem parâmetros muito rígidos tais como consumo, poluição, confiabilidade, barulho e principalmente, custo. Para atender a todos esses requisitos, os carros de série são equipados de elementos de filtração de ar com filtros descartáveis. Assim como para os chips originais, a eficácia não é a principal preocupação das montadoras sendo que há possibilidade de produzir sistemas de admissão mais performantes em termo de potência e torque.
Mas como na lei da relatividade, o outro lado da moeda é que aumenta o nível de consumo, preço e barulho (até que eu, pessoalmente, gosto).
É possível produzir filtros que à nível de filtração igual, deixam passar um volume de ar muito superior ao do original.
Os filtros chamados "desportivos" são feito de um material oleoso lavável geralmente garantido à vida (as concessionárias não gostam....) e tem o formato igual ao original. O ganho pode variar de marca para marca de 10 à 30% de passagem de ar a mais. O motor funciona melhor e gera um acréscimo de potência de varia de 3 a 10%.
Kit de admissão direta :
Se a busca da performance é o único critério importante, o kit de admissão direta é uma fonte de performance incontornável. Todo o sistema filtrante é trocado por filtro cônico ligado o mais perto possível da admissão.
A grande vantagem é que o ar penetra em 360º e o ganho de fluxo de ar pode passar de 40%.
Existem ainda sistema que de "admissão dinâmica" que liga a admissão à uma tomada de ar localizada na grade ou no spoiler, neste caso o ganho pode chegar à 100% de volume de ar em função da velocidade do carro.
Uma característica do filtro esportivo é o barulho rouco gerado que para quem gosta de boas mecânicas é puro prazer.
Mas como na lei da relatividade, o outro lado da moeda é que aumenta o nível de consumo, preço e barulho (até que eu, pessoalmente, gosto).
É possível produzir filtros que à nível de filtração igual, deixam passar um volume de ar muito superior ao do original.
Os filtros chamados "desportivos" são feito de um material oleoso lavável geralmente garantido à vida (as concessionárias não gostam....) e tem o formato igual ao original. O ganho pode variar de marca para marca de 10 à 30% de passagem de ar a mais. O motor funciona melhor e gera um acréscimo de potência de varia de 3 a 10%.
Kit de admissão direta :
Se a busca da performance é o único critério importante, o kit de admissão direta é uma fonte de performance incontornável. Todo o sistema filtrante é trocado por filtro cônico ligado o mais perto possível da admissão.
A grande vantagem é que o ar penetra em 360º e o ganho de fluxo de ar pode passar de 40%.
Existem ainda sistema que de "admissão dinâmica" que liga a admissão à uma tomada de ar localizada na grade ou no spoiler, neste caso o ganho pode chegar à 100% de volume de ar em função da velocidade do carro.
Uma característica do filtro esportivo é o barulho rouco gerado que para quem gosta de boas mecânicas é puro prazer.
clubepeugeot :: Oficina :: Zona tecnica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|