CHIP Tuning

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CHIP Tuning

Mensagem por powerhdi em Seg Dez 28, 2009 6:37 am

O que é o tão comentado Chip preparado ? Como um simples componente eletrônico pode aumentar de maneira tão sensível a potência de um motor em até 30% ou mais ? Parece um milagre !!! Se na prática esse aumento de potência é uma realidade não tem nada de milagre e a explicação é simples : O Chip na verdade é uma memória eletrônica onde são armazenados os parâmetros com quais o motor vai funcionar como se fosse uma "regra do jogo" : Quantidade de gasolina injetada, momento de ignição (ponto), giro de "corte", pressão máxima do turbo em carros turbinados (parte mais importante na qual vamos voltar), velocidade máxima (250 km/h na maioria dos carros alemães) etc......
Acontece que a grande maioria das montadoras mantêm esses valores em uma faixa sempre muito razoável por motivos óbvios de garantia e longevidade dos motores. Não que valores mais elevados representam em si um perigo para a vida útil do motor, mas em função da variedade de motoristas, as montadoras preferem "limitar" de fabrica o desempenho dos motores e assim não correr risco de confiabilidade. Os preparadores ao "reprogramar" o chip agem exatamente nesses parâmetros procurando a melhor equação de desempenho e o resultado obtido varia muito de marca para marca e de modelo para modelo, sempre em função da "preocupação" inicial do fabricante.
Nesse garimpo de cavalos, temos vários tipos de resultados.

Em carros aspirados de baixas cilindradas como nos 1.0 (sempre eles...) o efeito da preparação é pouco sensível pois frente à "guerra" entre as montadoras nacionais, os "populares"(...) já saem de fábrica bem otimizados (lembram quando os 1.0 tinham 50 cv) para enfrentar seus concorrentes nas páginas das nossas revistas preferidas.... De modo geral a "preparação" gera uns 3 cv a mais e um aumento forte de consumo pois esse "ganho" é conseguido pelo aumento do volume de combustível entre outras coisas. Já nos carros de maior cilindrada a margem de segurança colocada pela montadora é mais alta dando espaço a uma preparação mais séria. Mas sem dúvida alguma é nos carros turbinados que a preparação é a mais eficiente por um motivo simples : Ao "aumentar" a pressão máxima do turbo o ganho de potência e torque é realmente impressionante. Na grande maioria dos casos o carro fica também muito mais econômico pelo rendimento superior do motor. A giro e volume de combustível injetado igual, a potência é muito maior. Conclusão para andar à mesma velocidade do que no carro original precisa pisar bem menos no acelerador.

E os resultados são realmente impressionantes. Consegue-se ganhar em um carro equipado com o já famoso 1.8 T da VW / Audi mais de 30 km/h de velocidade final e 2 s no 0 à 100 km/h pela elevação das performances do motor mas também pela possibilidade de "encher" mais o motor e efetuar as trocas em rotações mais altas não deixando a pressão do turbo cair. A realização desta preparação é quanto a ela, um pouco mais polêmica.

Casas especializadas oferecem um "re-mapeamento" com auxilio de um lap - top, modificam os parâmetros seguindo critérios pessoais (que podem ser bons) e vão testando as mudanças no carro em movimento. Os tuners do mundo inteiro oferecem chips preparados com parâmetros já definidos frutos de pesquisas, testes, e engenharias mais ou menos desenvolvidos que fazem a diferença e justifica as variações de preços praticados no mercado (a principio um chip "virgem" é muito barato). A potência muitas das vezes é nominalmente a mesma, mas o que importa é o como se chega a esta potência para não arriscar o motor ou ser promovido a mestre de bateria administrando as batidas de pinos e outros trancos. De modo geral pode-se confiar nos grandes nomes do tuning que não poderiam se dar ao luxo de não oferecer um produto altamente testado e aprovado. Em certos casos a montadora mantém a garantia original do motor como é o caso da Oettinger com a Audi no exterior.

Um aspecto importante a ser verificado quando se adquira um chip no exterior, é a qualidade da gasolina pela qual ele foi desenvolvido. Nos USA e na Europa a octanagem utilizada é bem superiora à nossa premium ( 98 contra 91.....) e raros são os preparadores que desenvolveram um Chip "91". Um outro aspecto é a pirataria : Um chip uma vez desenvolvido é "facilmente" copiavel. Por este motivo encontra-se muitas diferenças de preços no mercado mas geralmente os "piratas" não dispõem das últimas versões.

O Chip Tuning é sem sombra de dúvida uma ótima opção para quem deseja otimizar as performances do seu carro sem prejudicar sua vida útil podendo ainda ser facilmente reversível, a um custo muito baixo em relação à preparações "clássicas", tendo ainda resultados realmente impressionantes em motores turbinados.
avatar
powerhdi
mestre do leão
mestre do leão

Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/12/2009

Ver perfil do usuário http://clubepeugeot.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

chip no motor 1.8/8v

Mensagem por DiverRJ em Qui Jan 07, 2010 4:46 am

Very Happy Bom dia, Powerhdi.
Primeiro gostaria de saber uma coisa de você. Pela sua ortografia você parece ser brasileiro. Estou certo?
Caso seja, gostaria de sua opinião e conselho.
Tenho pesquisado matérias a respeito desse assunto (chip tuning) e tenho encontrado opiniões divididas. Uns afirmam o mesmo que você, e outros afirmam que não faria muita diferença.
O que você afirma sobre os parâmetros de fábrica serem limitados me parece o mais coerente, principalmente aqui no Brasil onde a diferença de pisos, motoristas, clima e etc. tem uma diversidade muito grande.
Mas o que mais me preocupa é encontrar um preparador sério para efetuar esse tipo de preparação, pois aqui nesta terra temos, infelizmente, uma grande quantidade de profissionais picaretas que na verdade não sabem o que estão fazendo (mas afirmam que estão) e aí vem o medo de perdermos o nosso suado dinheirinho (eu, por ex. vivo de salário e ralo bastante para economizar uns trocados e poder fazer alguma coisinha a mais na minha carretinha), e arrumarmos algum problema no nosso carro com o risco até de perdermos o motor ou ter algum prejuízo bem maior depois para trazê-lo de volta à vida, por assim dizer.
Me diga. Tem conhecimento aqui no Rio de Janeiro de alguém que trabalhe com seriedade nesse nosso carrinho?
Ab Smile aços
avatar
DiverRJ
aprendiz do leão
aprendiz do leão

Mensagens : 31
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CHIP Tuning

Mensagem por powerhdi em Qua Jan 13, 2010 2:35 pm

boas amigo eu sou português e poso lhe garantir que funciona passo a explicar.
1ºcarros equipados por centralina a injecção e toda controlada por um circuito integrado ao que chamam (chip) e como funciona.um chip pode ter vários opçoens a mais conhecida e o sumatorio por exemplo se tiver um entrada maior de ar uma sonda envia um sinal de 0 a 24ma para a centralina consoanta a entrada e oque o chip fas e variar a entrada consoante a entrada de ar e uma beca difícil de explicar.se tivesse cá não avia problema era fácil por mais uns cavalitos nisso
avatar
powerhdi
mestre do leão
mestre do leão

Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/12/2009

Ver perfil do usuário http://clubepeugeot.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Serviço

Mensagem por DiverRJ em Qui Jan 14, 2010 3:49 am

Bom, parece então que tenho que achar um profissional sério ue saiba realmente o que está fazendo. Já percebeu que aqui no Brasil tem bastante picareta?
Por aí é assim, ou o pessoal aí é mais sério naquilo que fazem?
Rolling Eyes
avatar
DiverRJ
aprendiz do leão
aprendiz do leão

Mensagens : 31
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CHIP Tuning

Mensagem por powerhdi em Qui Jan 14, 2010 8:27 am

e conforme a pesoal e pesoal
avatar
powerhdi
mestre do leão
mestre do leão

Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/12/2009

Ver perfil do usuário http://clubepeugeot.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Cont.

Mensagem por DiverRJ em Sex Jan 22, 2010 7:39 pm

É. Porque se tem que ter indicações confiáveis.
avatar
DiverRJ
aprendiz do leão
aprendiz do leão

Mensagens : 31
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CHIP Tuning

Mensagem por shaddyhdi em Dom Jan 24, 2010 11:54 am

de que zona es, powerhdi??
avatar
shaddyhdi
profissioal do leão
profissioal do leão

Mensagens : 50
Data de inscrição : 13/01/2010
Idade : 34
Localização : guarda

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CHIP Tuning

Mensagem por powerhdi em Dom Jan 24, 2010 4:54 pm

eu sou de abrantes e t
avatar
powerhdi
mestre do leão
mestre do leão

Mensagens : 154
Data de inscrição : 27/12/2009

Ver perfil do usuário http://clubepeugeot.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CHIP Tuning

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum