Suspensão
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Suspensão
O trabalho do chassi é mais importante do que poderia parecer em um tratamento Tuning. A maioria dos carros vem de fabrica com uma suspensão capaz de enfrentar todo tipo de terrenos, subir em calçadas, mas também oferecer conforto (há quem confunde com maciez) para todos os tipos de consumidores e ainda tem um agravante de peso: O custo, que todas as montadoras procuram reduzir antes de mais nada. Em resumo, suspensão original de fábrica deixa mesmo a desejar em uso mais rigoroso e nem as melhores marcam do mercado escapam à regra. Audi, Bmw, Mercedes apresentam conjunto de suspensão até melhores que a média mas ficam devendo muito para um equipamento esportivo do padrão H&R, Eibach, Bilstein, Koni etc...
Rebaixamento da altura do Carro : Todo o mundo vai concordar que rebaixar o carro melhora muito a estética deste.
Mas não podemos esquecer que o principal motivo para rebaixar o carro é melhorar seu comportamento dinâmico através da redução do curso da suspensão mas também rebaixando o centro de gravidade do veículo. Para isso só existe uma única maneira : Trocar as molas por mais curtas e progressivas especificamente desenvolvidas para tal aplicação e nunca jamais cortar as molas originais ou "modifica-las" com "calor".
Alem de perigosas, essas alternativas quase sempre pioram muito o comportamento do carro sem falar do desconforto de andar pulando e raspando os pneus nas caixas de rodas a qualquer irregularidade do piso, pois as molas perdem suas características e resistência a cada elo cortado. Existem hoje molas para quase todos os carros nacionais e importado que transformam seu automóvel em carro esportivo. Quem já teve a oportunidade de dirigir um carro assim equipado garante : Não há comparação possível. O carro parece grudado no chão, entra nas curvas sem balançar, e permite que estas sejam contornadas com muito mais velocidade, nas arrancadas não levanta tanto o nariz etc...... "Da água para o vinho". É prazer e segurança aliados a um forte desempenho.
As molas esportivas tomam o lugar das originais nos próprios amortecedores de fábrica. Estes no entanto podem dar lugares a mais rigorosos que permitem uma freqüência de oscilação mais adequada ao uso intensivo fugindo mais uma vez dos padrões impostos pelas montadoras pelos motivos expostos anteriormente.
Os amortecedores esportivos geralmente oferecem a possibilidade de regular manualmente suas cargas procurando assim o melhor compromisso para o uso determinado ao carro.
Existem ainda conjuntos de alta performance com regulagem manual de altura que proporcionam em qualquer carro um desempenho realmente super esportivo comparável com os melhores GT do mercado. São compostos por um amortecedor regulável em pressão e depressão. Nele entram duas molas, uma mais "leve" para as pequenas ondulações e uma mais "forte" para as maiores compressões. Essas molas se apóiam em um prato regulável por meio de roscas no corpo do amortecedor.
Investir na suspensão é a melhor e mais económica maneira de tornar uma viatura significativamente mais rápida, isto quando o conceito de rapidez implica o tempo que se demora de A para B e estes dois pontos não são ligados por uma longa (e entediante) recta. Não acredita, então aconselho vivamente a leitura destas duas páginas, nas quais o kit de suspensões reguláveis Spax demonstra isso mesmo.
Rebaixamento da altura do Carro : Todo o mundo vai concordar que rebaixar o carro melhora muito a estética deste.
Mas não podemos esquecer que o principal motivo para rebaixar o carro é melhorar seu comportamento dinâmico através da redução do curso da suspensão mas também rebaixando o centro de gravidade do veículo. Para isso só existe uma única maneira : Trocar as molas por mais curtas e progressivas especificamente desenvolvidas para tal aplicação e nunca jamais cortar as molas originais ou "modifica-las" com "calor".
Alem de perigosas, essas alternativas quase sempre pioram muito o comportamento do carro sem falar do desconforto de andar pulando e raspando os pneus nas caixas de rodas a qualquer irregularidade do piso, pois as molas perdem suas características e resistência a cada elo cortado. Existem hoje molas para quase todos os carros nacionais e importado que transformam seu automóvel em carro esportivo. Quem já teve a oportunidade de dirigir um carro assim equipado garante : Não há comparação possível. O carro parece grudado no chão, entra nas curvas sem balançar, e permite que estas sejam contornadas com muito mais velocidade, nas arrancadas não levanta tanto o nariz etc...... "Da água para o vinho". É prazer e segurança aliados a um forte desempenho.
As molas esportivas tomam o lugar das originais nos próprios amortecedores de fábrica. Estes no entanto podem dar lugares a mais rigorosos que permitem uma freqüência de oscilação mais adequada ao uso intensivo fugindo mais uma vez dos padrões impostos pelas montadoras pelos motivos expostos anteriormente.
Os amortecedores esportivos geralmente oferecem a possibilidade de regular manualmente suas cargas procurando assim o melhor compromisso para o uso determinado ao carro.
Existem ainda conjuntos de alta performance com regulagem manual de altura que proporcionam em qualquer carro um desempenho realmente super esportivo comparável com os melhores GT do mercado. São compostos por um amortecedor regulável em pressão e depressão. Nele entram duas molas, uma mais "leve" para as pequenas ondulações e uma mais "forte" para as maiores compressões. Essas molas se apóiam em um prato regulável por meio de roscas no corpo do amortecedor.
Investir na suspensão é a melhor e mais económica maneira de tornar uma viatura significativamente mais rápida, isto quando o conceito de rapidez implica o tempo que se demora de A para B e estes dois pontos não são ligados por uma longa (e entediante) recta. Não acredita, então aconselho vivamente a leitura destas duas páginas, nas quais o kit de suspensões reguláveis Spax demonstra isso mesmo.
Rebaixamento
Olá, Power.
Gostaria que me tirasse uma dúvida, se puder.
Rebaixei o carro. A barra de torção foi para a próxima regulagem acima (a suspensão sobe e o carro desce, estou certo?).
Sabe de quanto é essa diferença na altura do carro?
A oficina que fez o serviço declara cerca de 2 cm. Você concorda?
Abçsss
Gostaria que me tirasse uma dúvida, se puder.
Rebaixei o carro. A barra de torção foi para a próxima regulagem acima (a suspensão sobe e o carro desce, estou certo?).
Sabe de quanto é essa diferença na altura do carro?
A oficina que fez o serviço declara cerca de 2 cm. Você concorda?
Abçsss
DiverRJ- aprendiz do leão
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Suspensão
para mim o edial a tras e ate o guarda lamas comecar a tapar a roda mas a frente n abuses muito pk o meu as veses a roda bate no guarda lamas da frente kuando viro
Re: Suspensão
pk nao baixas mais um pouco o pneu??
ou nao da??
ou nao da??
Jose Pinto- Admin
- Mensagens : 82
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 48
cont.
Estou com pneus 185/60 r 14. Senti uma melhora na estabilidade. Achei uma oficina especializada em molas que dimensiona de acordo com a necessidade. A intenção é meter aro 17 com, talvez 205/45.
Ouvi por aqui que as molas do Xsara VTS 2.0 também ficam boas e rebaixam 3 cm.
Alguém sabe alguma coisa sobre isso?
Ouvi por aqui que as molas do Xsara VTS 2.0 também ficam boas e rebaixam 3 cm.
Alguém sabe alguma coisa sobre isso?
DiverRJ- aprendiz do leão
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 30/12/2009
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
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