Sistema de freio de alta performance.
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Sistema de freio de alta performance.
Mesmo na era das viagens espaciais e outros importantes desenvolvimentos técnicos, ainda dirigimos carros cujos o sistema de freio é para lá de perfectível.
Mesmo montadoras famosas estão mais preocupados em esbanjar aceleração positiva do que negativa (frenagem). A causa disso é sempre a mesma : Custo.
Bons freios requerem material de alta qualidade e componentes carros. Apenas pouquíssimas montadoras equipam seus veículos com o que há de melhor. Não é uma surpresa se a Porsche, que sempre equipou seus modelos com os melhores componentes, é uma referência para outras marcas.
Um bom sistema de freio não é apenas capaz de gerar a máxima desaceleração numa frenagem, é preciso manter o mesmo alto nível durante varias sucessivas.
Nesta área, os Tuners têm desempenhado um papel importante e oferecem hoje sistemas de freio específicos que ocupam seu lugar em rodas de grande diâmetro.
Tamanho não documento: Numa abordagem de física simples, discos e pastilhas maiores são mais eficientes que os componentes originais menor por causa da maior superfície de atrito. Mas só o aumento das dimensões seria acompanhado de um peso chamado "não suspenso" maior, entre outros desvantagens técnicas. Esse acréscimo de peso "não suspenso" gera uma necessidade de aumento da carga da molas e dos amortecedores que se traduz em perda de conforto e de agilidade do carro além de prejudicar pelo próprio peso as acelerações e a massa a ser desacelerada. Assim, quanto mais leve o sistema de freio for, melhor será o comportamento do carro.
Um eficiente sistema de freio deve equacionar todos esses fatores, sendo super dimensionado, porém pesando o menos possível. Freios convencionais com discos de aço, como são a maioria, não são exatamente feito para chegar à esta coeficiente ideal.... Existem hoje discos de freios feitos de ligas que fornecem além de peso baixo, uma ótima condução de temperatura (melhora o resfriamento). Pastilhas feitas de alumínio ajudam também a reduzir o peso do conjunto.
Uma das marcas que destaca-se nessa matéria é a italiana Brembo que brilha há décadas na maioria das provas do automobilismo e moto velocidade.
A Brembo oferece kit completos (com pinças multi-pistões, discos flutuantes e pastilhas de alta performance) ou discos e pastilhas para usar com as pinças originais de cada carro.
A maioria dos testes de freios são realizados em competição onde as condições são extremas e revelam rapidamente uma possível falha de projeto ou material. A Carlsson por exemplo desenvolveu seu sistema de freio para SLK durante os 24 horas de Nürburgring.
Isso comprova, se ainda era preciso, que Tuning não é enfeite
Mesmo montadoras famosas estão mais preocupados em esbanjar aceleração positiva do que negativa (frenagem). A causa disso é sempre a mesma : Custo.
Bons freios requerem material de alta qualidade e componentes carros. Apenas pouquíssimas montadoras equipam seus veículos com o que há de melhor. Não é uma surpresa se a Porsche, que sempre equipou seus modelos com os melhores componentes, é uma referência para outras marcas.
Um bom sistema de freio não é apenas capaz de gerar a máxima desaceleração numa frenagem, é preciso manter o mesmo alto nível durante varias sucessivas.
Nesta área, os Tuners têm desempenhado um papel importante e oferecem hoje sistemas de freio específicos que ocupam seu lugar em rodas de grande diâmetro.
Tamanho não documento: Numa abordagem de física simples, discos e pastilhas maiores são mais eficientes que os componentes originais menor por causa da maior superfície de atrito. Mas só o aumento das dimensões seria acompanhado de um peso chamado "não suspenso" maior, entre outros desvantagens técnicas. Esse acréscimo de peso "não suspenso" gera uma necessidade de aumento da carga da molas e dos amortecedores que se traduz em perda de conforto e de agilidade do carro além de prejudicar pelo próprio peso as acelerações e a massa a ser desacelerada. Assim, quanto mais leve o sistema de freio for, melhor será o comportamento do carro.
Um eficiente sistema de freio deve equacionar todos esses fatores, sendo super dimensionado, porém pesando o menos possível. Freios convencionais com discos de aço, como são a maioria, não são exatamente feito para chegar à esta coeficiente ideal.... Existem hoje discos de freios feitos de ligas que fornecem além de peso baixo, uma ótima condução de temperatura (melhora o resfriamento). Pastilhas feitas de alumínio ajudam também a reduzir o peso do conjunto.
Uma das marcas que destaca-se nessa matéria é a italiana Brembo que brilha há décadas na maioria das provas do automobilismo e moto velocidade.
A Brembo oferece kit completos (com pinças multi-pistões, discos flutuantes e pastilhas de alta performance) ou discos e pastilhas para usar com as pinças originais de cada carro.
A maioria dos testes de freios são realizados em competição onde as condições são extremas e revelam rapidamente uma possível falha de projeto ou material. A Carlsson por exemplo desenvolveu seu sistema de freio para SLK durante os 24 horas de Nürburgring.
Isso comprova, se ainda era preciso, que Tuning não é enfeite
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